fbpx
FM Cittadinanza - P.IVA 04358910166 - Itália
+39 0345 1821789
contato@fmcittadinanza.com

Carta Convite pra Itália, é preciso?

FM Cittadinanza

Está de malas prontas pra fazer turismo na Itália?

Você sabia que, caso o controle de imigração da Itália, peça pra você, um comprovante de onde vai se hospedar durante os dias que estiver na Itália, e não tiver esse comprovante, pode ter sérios problema em entrar no país?

Pra se fazer turismo na Itália por 90 dias, não é exigido vistos, pelo menos por enquanto, mas isso não isenta você de comprovar onde ira se hospedar durante as suas ferias, ou se tem condição financeira de se manter durante este periodo dentro da Itália.

Existem duas formas de você se precaver e não correr esse risco, siga nossas dicas que não tera problemas ao entrar na Itália.

HOSPEDAGEM EM HOTEL / AIRBNB

Ao chegar no controle de passaporte, eles podem te pedir um comprovante de hospedagem do hotel, ou airbnb também serve. Apresente um documento de hospedagem válido com data de entrada e saída, pois o mesmo tempo que sua passagem de ida e volta tiver dentro da Italia, devera ser o mesmo que você precisara apresentar como hospede.

CARTA CONVITE – COMO PREPARAR?
IDIOMA

Deve ser redigida em italiano (lettera d’invito) ou em Inglês (invitation letter), nunca em português pois o oficial do controle de passaporte é italiano e não fala português, a segunda lingua dele é o inglês, portanto pode apresentar que ele vai entender tranquilamente.

ESCRITA A MÃO / DIGITADA
  • Dados da pessoa que oferece a hospedagem na Itália (nome completo, documentos pessoais e endereço italiano);
  • Dados da pessoa que será hospedada a Itália (nome completo, passaporte e endereço no Brasil);
  • Dados da viagem (data da chegada e de partida);
  • Razão da visita (turismo);
  • Endereço da hospedagem;
  • Assinatura do autor da carta convite;
  • Telefone de contrato do autor da carta, para que o oficial italiano possa confirmar a declaração.

Por fim, você deverá anexar uma cópia do documento de identificação da pessoa que está na Itália (passaporte, permesso di soggiorno ou carta d’identità).

MODELO DE CARTA CONVITE

Lettera d’invito

Io sottoscritto/a …… [nome e sobrenome do seu amigo ou parente]  nato/a il …… [data de nascimento] a …… [lugar de nascimento] di nazionalità …… [nacionalidade] residente a …… [cidade de residência] prov…… [província da cidade] in via…… [endereço completo] c.a.p. …… [CEP italiano] occupazione/professione …… [profissão]

con la presente comunico di voler ospitare

il/la cittadino/a straniero/a …… [seu nome completo] nato/a il …… [sua data de nascimento] a …… [lugar de nascimento] di nazionalità …… [sua nacionalidade] residente a …… [cidade de residência] prov…… [Estado] in via…… [endereço completo] c.a.p. …… [CEP]

per il periodo dal …… [data de chegada] al …… [data de partida] a motivo di turismo.

Dichiaro inoltre 

1) di avere con la stessa persona legami di ……[parentela ou amicizia / parentesco ou amizade]
2) di sapere con certezza che la stessa persona nel proprio Paese di origine svolge la seguente attività lavorativa: …… [sua profissão]
3) di possedere le disponibilità economiche ed abitative per poter ospitare il/la suddetto/a cittadino/a straniero/a.

Si allega copia di un documento d’identità del dichiarante.

Cellulare: +39 555 555555
Telefono: +39 555 555555

….. [lugar e data]

….. [assinatura do declarante]


NO CONTROLE DE IMIGRAÇÃO

Ao apresentar o seu passaporte, pode ser que o Oficial não solicite nem um outro documento,  que verifique apenas a validade do passaporte e te autorize passar, porem caso ele lhe peça um comprovante de onde ira se hospedar durante os dias que estiver na Itália, apresente uma reserva em hotel/airbnb ou uma carta convite.

ESCALA EM OUTROS PAÍSES DA UE

Neste caso recomendamos que a Carta Convite, seja escrita na lingua inglesa, pois o pais que for realizar o controle de imigração, pode não compreender a lingua italiana. Já que a lingue inglesa é universal, e o oficial com certeza ira compreender o que esta escrito.

A sua Carta Convite sera apresentada somente uma vez, se for o caso de você estar fazendo conexão dentro do Espaço Schengen. Saiba mais sobre o Acordo de Schegen clicando neste link do Wikipedia (ACORDO DE SCHEGEN).

Caso você esteja fazendo conexão fora deste Espaço Schengen, talvez seja necessário que apresente o comprovante de hospedagem/airbnb ou carta convite mais de uma vez, já que ira passar por mais de uma imigração.

Sempre recomendamos vôos direto pra Itália, pra que tenham o minimo de desconforto com a imigração, pois em muitos casos os brasileiros são tratados com certa desconfiança, caso possa evitar esse desconforto passando por apenas um controle de imigração, melhor.

Sua Carta Convite está pronta, e suas malas também, agora é pegar o voo e vir curtir suas férias pela Itália ou para realizar o seu processo de reconhecimento de cidadania italiana.

Seja muito bem vindo.

Caso tenha ainda alguma dúvida, nos envie um e-mail!

[contact-form-7 id=”703″ title=”Contact form 1″]

 

Responder