fbpx
FM Cittadinanza - P.IVA 04358910166 - Itália
+39 0345 1821789
contato@fmcittadinanza.com

Codice Fiscale – Como fazer?

FM Cittadinanza

Bom depois de acompanhar o processo de pessoas que chegam a Itália e querem fazer um documento simples como o Codice Fiscale e encontram dificuldades, resolvemos criar esse breve tutorial para auxiliar você.

O Codice Fiscale dos italianos se equivale ao nosso CPF brasileiro, é um documento para fins fiscais, composto por um combinado de 16 dígitos. Será utilizado na Richiesta di Riconoscimento della Cittadinanza Italiana Jure Sanguinis, no pedido da Residenza Anagrafica, para abertura de conta bancária na Itália e cadastro em empresas de bens de consumo (supermercados e lojas).

Você pode fazer o Codice Fiscale no Brasil antes mesmo de vir a Itália, ou faze-lo ao chegar na Itália a diferença será apenas no formato do documento que irá receber, porém o que importa mesmo é o combinado de 16 dígitos gerado que irão lhe identificar.

A Agenzia delle Entrate é o orgão responsável pela emissão do Codice Fiscale.

PEDIDO DO CODICE FISCALE NO BRASIL

No Consulado Italiano de sua jurisdição no Brasil, você poderá solicitar a emissão do seu documento fiscal apresentando os seguintes documentos abaixo:

  • Formulário – AA4/8 levar preenchido;
  • Apresentar RG, CNH ou Passaporte com fotocopia;
  • Comprovante de Residencia em seu nome ou dos pais/cônjuge com fotocopia (água, luz ou telefone).

Na maioria dos Consulados não é necessário o agendamento prévio para fazer essa solicitação. Basta chegar no horário de atendimento ao público. Alguns consulados fazem o documento na mesma hora, como o de São Paulo, já o de Belo Horizonte pede 1 semana para entregar.

PEDIDO DO CODICE FISCALE NA ITÁLIA

O Codice Fiscale é um documento emitido gratuitamente.

A Agenzia delle Entrate em cada província italiana cria suas próprias regras para emitir o documento.

Pode ser que em algumas províncias você só consiga emitir o Codice Fiscale depois que apresentar seu pedido de reconhecimento ao Comune (como por ex: Trieste/TS), onde assim que você apresentar seu pedido, o próprio Comune irá informar a Agenzia delle Entrate que você está com a Pratica di Cittadinanza protocolada e que eles podem liberar a emissão do Codice Fiscale ao requerente, apresentando também a Ricevuta (Recibo) do protocolo.

Na grande maioria das províncias é possível emitir o documentos apresentando o pedido nos primeiros dias de sua chegada na Itália, bastando ir até a Agenzia delle Entrate mais próxima, clique aqui para saber o endereço da Agenzia mais próxima de você.

O procedimento para fazer o Codice Fiscale é bem simples e rápido

Apresente a documentação abaixo para solicitar seu Codice Fiscale:

  • Formulário – AA4/8 levar preenchido;
  • Passaporte com fotocópia da página dos seus dados e da pagina com o carimbo de entrada ou visto;
  • Fotocopia da Cessione di Fabbricato (Ospitalità) com o endereço de onde você está residindo.

Caso tenha ainda ficado alguma dúvida deixe sua mensagem que entraremos em contato.

 

Responder