fbpx
FM Cittadinanza - P.IVA 04358910166 - Itália
+39 0345 1821789
contato@fmcittadinanza.com

O que você precisa saber para se transferir para a Itália com seus filhos

FM Cittadinanza

Sabemos que morar fora do Brasil exige um olhar atento à inúmeros detalhes, se esse planejamento envolve filhos menores, muitas vezes por medo, ou falta de conhecimento, algumas famílias acabam desistindo.

Nós da FM, através de relatos de amigos e clientes, listamos alguns pontos a serem observados com atenção para que essa transferência internacional aconteça de maneira leve e segura. Listamos algumas informações para você que ainda possui dúvidas e pretende mudar para Itália com sua família.

Carteira de Vacinação e Histórico Médico do Pediatra

São documentos muito importantes e que facilitam muito. Aqui na Itália existe uma lei atualmente que multa os pais que não queiram vacinar seus filhos, ou que não entregam o comprovante de vacinação ao Distrito de Saúde competente .

Saiba que o governo mantem um cadastro com as escolas, informando se a criança X foi vacinada ou não, tudo isso para garantir que as crianças que estudam estão sendo devidamente vacinadas.

Graças ao nosso (excelente) calendário de vacinação nacional brasileiro nossas crianças chegam aqui muito bem vacinadas, as vezes é preciso alguma adaptação na dosagem de uma determinada vacina. Sobre o Pediatra, recomendamos que traga um resumo como uma transferência entre médicos.

Histórico Escolar

Deve ser apostilado e traduzido. As escolas ficam muito agradecidas e dão valor quando veem uma família bem preparada.

Hábitos Alimentares

As crianças fazem na escola algumas das principais refeições do dia, o almoço. É muito interessante acostumar seu filho a comer alimentos diferentes, pois dificilmente terá arroz com feijão na escola. Um cardápio rico em nutrientes e alimentos variados aguarda o seu filho.

A minestra ou brodo vegetale (sopa e caldinho de legumes) são sagradas, tem quase toda semana, assim como o pão que é ofertado todos os dias. O espinafre também é muito comum no menu, assim como a pasta al pesto, al ragu, puré de batata com frango etc. 

Mas a dica é, se seu filho é seletivo, mude a alimentação do seu pequeno para que ele não sofra com essa mudança.

Calendário Escolar

O sistema educacional Italiano é em grande maioria de ótima qualidade e público, ou seja, gratuito*. Vale ressaltar que o calendário escolástico é o solar (início do ano em setembro e término em junho).

O esquema do sistema escolástico italiano é um pouco diferente do Brasil, veja abaixo:

  • 0 a 3 anos – Asilo Nido (Opcional);
  • 3 a 6 anos – Scuola dell´Infanzia (Opcional);
  • 6 a 11 anos – Scuola primaria (Obrigatória);
  • 11 a 14 anos – Scuola Secondaria di Primo Grado (Obrigatória);
  • 15 a 19 anos – Scuola Secondaria di Secondo Grado (Superiore) – Liceo; Istituto Tecnico/ Professionale (Obrigatória).

As escolas fazem uma vez por ano um open day, assim vocês podem escolher para qual escola requisitar uma vaga. Há um critério de elegibilidade em função do distrito da residência/ escola, etc.

As escolas italianas em geral, são bem preparadas para o acolhimento de estrangeiros, dependendo da idade (a partir dos 8 anos) eles oferecem um serviço gratuito de um mediador cultural para auxiliar seu filho na adaptação e aulas extras de italiano. Não se preocupe, as crianças aprendem muito rápido o idioma.

As férias de verão são muito esperadas e longas (quase três meses), preparem-se financeiramente para inscrever seu filho em alguma “colônia de férias”, pelo menos por uma semana (custo médio 150 a 300 euros/semana).

Outra opção dependendo da idade é inscrevê-lo no centro recreatório do próprio Comune. É muito divertido e ajuda a manter a criança entretida em atividades construtivas.

Se você for católico pesquise também nas igrejas, pois a maioria possui colônia de férias e algumas organizam até viagens, as crianças vão acompanhadas por uma equipe e participam de um retiro catequista muito enriquecedor.

Vestuário

Custa pouco e são de boa qualidade. Sobre as de inverno, não caia na besteira de achar que as do Brasil servirão. Dependendo da cidade chega a nevar, ventar, chover etc.

Bons casacos possuem preço acessível, dependendo da marca custam 40 a 80 euros.  

A recomendação da maioria dos pais é: aproveitar o final das estações e se programar para o próximo ano, pois é nessa hora que você encontra etiquetas com até 70% de desconto. Essa é a melhor maneira de economizar.

Dentista

Close-up of little boy opening his mouth during dental checkup

Assim como o histórico pediatra, se seu filho está ou já fez algum tratamento dentário, por mais básico que seja, traga um resumo.

Seguro

Não nos pergunte o porquê, mas nós da FM sabemos como funciona a vida real de inúmeras famílias com filhos e todas optam por possuir um tipo de seguro chamado “Capo Famiglia” que engloba responsabilidade civil por danos causados a terceiros por membros da família e proteção do imóvel em que residem. Custo médio a partir de 120 euros/anual.

Esperamos que nossas dicas lhe auxiliem. Conte com nossos serviços de Assessorias para realizar o seu sonho e reconhecer sua Cidadania Italiana.

 

Responder